Profissional do Ano 2024

Profissional do Ano 2024

O Rotary Clube Lisboa-Parque das Nações tem a honra de convidar V. Exa. a associar-se à Homenagem ao Profissional do Ano a decorrer no próximo dia 26 de fevereiro de 2024, durante o jantar festivo que terá início pelas 20h00, no Hotel VIP Executive Art's, no Parque das Nações. O homenageado será André de Aragão Azevedo. 

O homenageado complementará o jantar com uma palestra sobre "Portugal e o desafio digital". 

A inscrição pode ser realizada através do formuláriohttps://forms.gle/1ig1adu7GZAtFjXr5. O jantar terá um custo de 35 euros para rotários e convidados, e de 30 euros para rotaractistas. O pagamento pode ser feito por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0379 00003251930 52), enviando posteriormente o comprovativo por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Curriculum Vitae 

Nascido em Lisboa em 1972, André de Aragão Azevedo vive e trabalha no Parque das Nações, é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, casado e tem três filhos.

Viajou para Macau em 1995 onde trabalhou como Advogado e Consultor Jurídico, apoiando a fase prévia e posterior da transição de Macau para Administração chinesa.

Em 2005 regressa a Portugal para trabalhar na Assembleia da República, como assessor parlamentar das Comissões de Assuntos Constitucionais, Negócios Estrangeiros e de Ética.

Entre 2008 e 2011, integra o Ministério da Saúde com funções de Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde.

Em 2012, entra na Microsoft Portugal com funções de gestão comercial no Setor Público e em 2017 torna-se administrador com a responsabilidade de promover a utilização da tecnologia como fator de transformação das empresas e organizações nacionais. Teve a seu cargo a coordenação do plano de capacitação tecnológica do ecossistema de startups e de centros de investigação com base em serviços cloud, bem como a capacitação digital dos cidadãos e profissionais ao longo do seu ciclo de vida.

Em 2019, aceita o convite para integrar o executivo de António Costa no XXII Governo Constitucional, como Secretário de Estado para a Transição Digital, no Ministério liderado por Pedro Siza Vieira, tendo como principal desafio a digitalização da economia portuguesa. Em Março de 2020, ainda antes da Pandemia Covid19 atingir Portugal, apresenta o Plano de Acão para a Transição Digital, um documento focado nos objetivos delineados para a legislatura, com 12 medidas emblemáticas que visam projetar o país no mundo sem deixar ninguém para trás, através da capacitação digital das pessoas, da transformação digital das empresas e da digitalização do Estado.

Em 2022, regressa à Microsoft para assumir um cargo internacional, enquanto primeiro Diretor do Programa de Desenvolvimento Digital, focado na utilização da tecnologia como motor de desenvolvimento dos 46 países mais pobres do mundo.